Notícias

Leia as notícias e novidades do Sindicato


SINDICALISTAS REIVINDICAM ACESSO ANTECIPADO AOS PROJETOS DE INTERESSE DOS SERVIDORES

Sindicalistas querem que o governo municipal apresente e discuta com eles os projetos de interesse do funcionalismo, antes de dar tramitação formal às matérias.
A reivindicação foi feita durante reunião promovida na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, com a titular da Diretoria Central de Recursos Humanos e Modernização Institucional da Prefeitura, Sandra Barra, que deve assumir, em abril, a Subsecretaria Municipal de Administração.
Objetivo do encontro foi justamente discutir projetos protocolados na Câmara de Vereadores, e que foram retirados da pauta em razão de terem provocado uma série de dúvidas entre os sindicalistas.
Os representantes dos servidores só tiveram acesso aos projetos 40 minutos antes de as matérias irem a plenário na Câmara Municipal.
“Gostaríamos que o governo nos ouvisse antes de tomar qualquer decisão que seja relacionada aos servidores municipais” – cobrou o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos.
Presentes na reunião, fizeram coro à cobrança, os colegas Adislau Leite da Silva e Jasminor Francisco da Costa, presidentes, respectivamente, do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba – Sindemu, e do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Uberaba/Codau – Sindae, além do vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jurandir Ferreira.
A representante do governo municipal se comprometeu em defender a ideia e trabalhar para que as matérias relacionadas aos servidores passem antes pelo crivo dos sindicalistas.


EXTINÇÃO DE CARGOS – Durante mais de três horas de reunião, Sandra Barra respondeu aos questionamentos feitos pelos sindicalistas, pelo vice-presidente do Conselho de Saúde e pelos representantes da Comissão de Assistência aos Servidores Municipais, os vereadores da Marcelo Machado Borges (PMDB) – presidente, e Itamar Ribeiro de Resende (DEM) – relator.
O vogal Almir Silva (PR) e o suplente José Severino Rosa (PT) justificaram ausência.
Sobre o projeto que prevê a extinção de cargos na Secretaria Municipal de Saúde, a diretora explicou que se trata de simples formalidade, uma vez que os cargos estão vagos, mudaram de nome através de lei já aprovada, e estão sendo preenchidos por concursos já com as novas denominações.
Ainda assim, será solicitada uma audiência do secretário de Saúde, Valdemar Hial –, que preside o Conselho Municipal de Saúde, com o vice-presidente, conselheiro Jurandir Ferreira, indicado pelos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

ADEQUAÇÕES – A representante do governo acatou, por outro lado, sugestão dos sindicalistas para uma alteração do projeto de lei relacionado às férias dos servidores. Com isso, a matéria que muda critérios para o cálculo de férias ganhou o apoio dos representantes dos servidores. Neste caso, a matéria envolve apenas as exonerações.


JORNADA DE TRABALHO – O projeto que reorganiza a jornada de trabalho voltará à mesa de debates na segunda-feira, dia 4 de abril, 9h, na sede do SSPMU.
Sindicalistas e vereadores vão discutir e tirar uma proposta de remuneração para os servidores que se enquadram na jornada de 12 horas de trabalho por 36 horas de folga. A questão é que pela matéria, o servidor que optar por esta jornada vai trabalhar também, em domingos e feriados.
Os sindicalistas pedem um pagamento diferenciado para o trabalho nos domingos e feriados, e vão definir uma proposta a ser apresentada a Sandra Barra numa próxima reunião com ela, já agendada para dia 8 de abril.

CARREIRA – Os sindicalistas também aproveitaram a oportunidade para reivindicarem que o governo reabra prazo para os servidores optarem pelo Plano de Carreira. Muitos servidores optaram pela não adesão, e agora manifestam arrependimento.


Fonte: SSPMU
Contato (sspmu.uberaba@gmail.com)


 

Galerias de Fotos



Redes Sociais