Notícias

Leia as notícias e novidades do Sindicato


SSPMU apoia o Dia Nacional da Adoção

Cerca de sete mil crianças estão no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). Servidora pública municipal conta ao Sindicato como o filho M.D.M. entrou na sua vida. “Foi amor a primeira vista”.  

Adoção. Palavra que no dicionário Aurélio é descrita como “aceitação voluntária e legal de uma criança como filho”, na vida real, filho adotado é o filho escolhido com maturidade, com amor, com doação. Atualmente no Brasil, cerca de sete mil crianças estão no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), criado em 29 de abril de 2008.

Neste cadastro também estão cerca de 38 mil pretendentes, sendo que o processo de adoção no Brasil leva, em média, um ano. Todo trâmite é executado com muita cautela e responsabilidade por parte dos técnicos, pois se toda criança tem direito a uma família, é preciso que os pais tenham condições afetivas e financeiras para que ela seja acolhida em um ambiente seguro e saudável.

Neste 25 de Maio é comemorado o Dia Nacional da Adoção, instituído através da Lei 10.447, que tem por objetivo promover mais reflexão sobre o assunto, desmistificar trâmites jurídicos e também lembrar e contar histórias felizes de adoção.

Este é o caso da psicóloga e servidora da Prefeitura de Uberaba, Nair Martins de Almeida, mãe de M.D.M., 10 anos. “Foi amor a primeira vista”, conta a mãe, ao recordar-se do instante que viu o filho, um bebê de cinco meses, cujos pais biológicos não tinham condições de cria-lo.

Nair lembra que ao vê-lo iniciou o processo de maternagem, termo que pode ser denominado como uma escolha: a escolha de ser mãe que, se não tem como suporte a condição biológica, está amparada no afeto e no profundo desejo de cuidar, amar, proteger, doar, ensinar.

O filho de Nair sabe que é adotado e, como ela mesmo diz, “é um direito da criança”. Atualmente ela tem a guarda de M., mas o processo de adoção corre na Justiça e em breve ela espera concretizá-lo. “O processo de adoção começou no ano passado, mas o processo afetivo nasceu desde o início”, diz a servidora, que completa: “É uma história de lutas, mas acima de tudo e principalmente de muito amor!”, revela a servidora, que faz parte do Grupo de Apoio à Adoção de Uberaba (GRAAU).

Em parceria com o Grupo Interinstitucional Pró Adoção (GIPA) – formado por membros da equipe psicossocial da Vara da Infância e Juventude, Cursos de Psicologia e Serviço Social da Uniube e UFTM e Ministério Público –, o GRAAU promove nesta quinta, 25 de maio,  o 8º Encontro Comemorativo do Dia Nacional da Adoção (DNA).

O evento será realizado às 19h, no auditório Cecília Palmério, no Campus da Uniube, Centro, e trará o tema “A entrega do filho para adoção: amor, dilemas e responsabilidades”.
 

 

Renata Gomide                            

Assessoria de Imprensa – SSPMU 


 

Galerias de Fotos



Redes Sociais