Notícias

Leia as notícias e novidades do Sindicato


CARTA ABERTA DO SINDICATO DOS SERVIDORES SOBRE AS ELEIÇÕES 2010

A pedido dos candidatos, a Diretoria 2009/2012 do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, recebeu ao longo dos meses de agosto e setembro de 2010, nove concorrentes das eleições de 3 de outubro de 2010.
Passaram pela sede da entidade, na rua Tancredo Neves, 55, bairro Santa Marta, candidatos a deputado federal e a deputado estadual com domicílio eleitoral em Uberaba – MG.
Todos os encontros foram abertos e amplamente divulgados à imprensa e aos servidores municipais, tanto em termos de convite para participação, quanto no que se refere aos resultados de cada encontro.
Regadas a água – como determina a legislação eleitoral, as reuniões atraíram, além da Diretoria-Executiva, vários integrantes dos conselhos do Sindicato, servidores isolados, além de representantes de outros segmentos.
“Procuramos seguir à risca as orientações legais”- ressalta Carlos Humberto Costa, diretor social do Sindicato.

LINHA DE AÇÃO – A Diretoria do SSPMU seguiu uma linha de ação única, na recepção e no tratamento destinados aos candidatos, deixando claro que, enquanto entidade não apoiaria oficialmente nenhuma candidatura em 2010.
“Estamos abertos ao diálogo, e ouvimos todos os candidatos que tiveram interesse em conversar conosco” – explicou o 1º secretário do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, a cada um dos candidatos.
O presidente José Jorge da Silva e Oliveira reforçou o discurso do 1º secretário, ressaltando que o diálogo tem sido marca registrada da atual diretoria do sindicato dos servidores.
“Os resultados desta nossa opção de trabalho nos mostram que estamos no caminho certo” – acrescentou José Jorge.
Segundo ele, foi através do diálogo que a diretoria 2009/2012 do SSPMU conseguiu conquistas importantes, entre elas, o reajuste salarial para todos os servidores da Prefeitura e da Câmara; a licença-maternidade de seis meses; a reativação do atendimento dentário gratuito na sede do sindicato; a melhoria da lei de avaliação de desempenho dos servidores, a reforma e reativação do ginásio poliesportivo.

REIVINDICAÇÕES – Os candidatos ouviram ainda, da Diretoria do SSPMU, as mesmas reivindicações.
Os sindicalistas pediram a intermediação deles, junto ao Executivo Municipal, em defesa de um plano de saúde; parceria para utilização do ginásio poliesportivo (através do Projeto Escola de Tempo Integral – Proeti); a garantia de pagamento das férias-prêmio atrasadas (ainda que em forma de parcelamento) e a manutenção do benefício; melhorias na segurança e medicina do trabalho.
Os sindicalistas pediram também que, em caso de vitória nas urnas, os candidatos apresentem emendas ao Orçamento da União (deputado federal) e ao Orçamento de Minas Gerais (deputado estadual), prevendo recursos para o sindicato aplicar em melhorias físicas na sede, com destaque para a implantação de um centro de informática aberto aos servidores.
“Insistimos muito, por exemplo, no pedido de apoio para melhorarmos o ginásio” – destaca o diretor de esportes, Aldo Cezar de Oliveira.
(Obs.: Pauta de Reivindicações anexa)

MARCOS MONTES - O primeiro a pedir reunião e a falar de seus projetos e solicitar o apoio do Sindicato e dos servidores municipais foi o ex-prefeito e atual deputado federal pelo Democratas, Marcos Montes, que disputa um novo mandato na Câmara dos Deputados.
Realizada dia 12 de agosto, esta reunião teve a presença, inclusive, de representantes do Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais/Unidade Uberaba – Sindipetro, que aproveitaram para reivindicar, ao deputado e candidato, apoio para a instalação de uma sede própria.
Marcos Montes lembrou seus dois mandatos de prefeito, avaliou que sua relação com os servidores e o Sindicato foi positiva, afirmou que, neste período, o SSPMU e os servidores computaram conquistas importantes, e se considerou merecedor do apoio e voto do funcionalismo municipal.
Sobre as reivindicações feitas pela Diretoria 2009/2012, o deputado federal garantiu empenho em relação aos pedidos que são da alçada do seu mandato, inclusive no que concerne a emendas ao Orçamento da União prevendo recursos para o SSPMU.
“Parabenizo o sindicato dos servidores pela atuação democrática nestas eleições, e pela abertura de diálogo com todos os setores” – afirmou Marcos Montes.
JOSÉ LUIZ ALVES - O candidato a deputado estadual José Luiz Alves (PSL) foi o segundo a se reunir com o SSPMU – dia 16 de agosto. Ex-secretário Municipal de Governo e ex-presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), ele é o candidato oficial do prefeito Anderson Adauto (licenciado) e do governo municipal.
Na conversa com o candidato, os diretores do SSPMU reconheceram que houve um avanço no relacionamento com o governo municipal, inclusive pelo retorno das partes à mesa de negociações.
“Mas precisamos transformar isso em benefícios concretos para os servidores” – destacaram os sindicalistas.
José Luiz retornou ao Sindicato no dia 9 de setembro, para informar que a lista de reivindicações que dependem do governo municipal havia sido entregue e discutida pessoalmente com os responsáveis pelos respectivos assuntos em pauta.
Nesta segunda reunião ele disse que o governo municipal reagiu muito bem às reivindicações, e garantiu que pelo menos algumas delas serão acatadas.
José Luiz descartou, porém, o apoio do governo municipal a uma das reivindicações: a manutenção do benefício das férias-prêmio.
De acordo com ele, ao levar o pedido ao prefeito licenciado, este ratificou a intenção de enviar projeto de lei à Câmara de Vereadores, extinguindo as férias-prêmio, e, ao mesmo tempo, prevendo datas para pagamento das férias-prêmio atrasadas.
De outro lado, disse que o prefeito licenciado deu sinal verde para que, em conjunto, Sindicato e governo municipal busquem um acordo para a implantação de um plano de saúde para os servidores municipais; concordou com a realização de melhorias no ginásio poliesportivo;
Além disso, José Luiz se comprometeu em, se eleito, apresentar emendas ao Orçamento do Estado prevendo recursos para o Sindicato.
ANTÔNIO DOS REIS LERIN - Vereador Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB) – candidato a deputado estadual, foi o terceiro concorrente das eleições de 2010 a pedir e a participar de reunião com a diretoria 2009/2012 do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba.
Na reunião do dia 17 de agosto, Lerin pediu apoio do Sindicato, lembrando que sua vida profissional teve início na carreira de servidor municipal. Afirmou que, na condição de vereador, tem dado apoio a todas as reivindicações dos servidores municipais e votado sempre, em favor destas reivindicações quando elas chegam à Câmara Municipal em forma de projetos.
De acordo com ele, o sindicato dos servidores “merece respeito pela forma democrática com que administra suas ações”.

PAULO PIAU – Candidato a um novo mandato na Câmara, o deputado federal Paulo Piau, do PMDB, defendeu que o governo municipal de Uberaba dê apoio e estrutura para o funcionamento do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, atendendo as reivindicações e fortalecendo a categoria.
Na reunião do dia 19 de agosto, ele aplaudiu a linha de ação da Diretoria 2009/2012 do SSPMU.
“A atual Diretoria tem sido um exemplo de democracia e de luta em defesa dos servidores” – afirmou.
Paulo Piau se comprometeu com as causas dos servidores, se colocando à disposição do Sindicato para intermediar os pedidos da categoria junto ao Executivo Municipal – de quem ele é aliado.

MARILDA RIBEIRO RESENDE – Ex-vereadora e ex-coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Marilda Ribeiro Resende foi a quinta candidata às eleições de 2010 a participar de reunião com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba, na sede da entidade.
Marilda disputa vaga de deputada federal pelo PT, e foi ouvida dia 26 de agosto, quando lembrou que é a única mulher do Triângulo Mineiro na disputa por cadeira na Câmara Federal.
Reforçou ainda, suas ligações com o movimento sindical – foi presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE/Uberaba), e garantiu que, se eleita, manterá as lutas em defesa da educação e do sindicalismo, em especial nas questões de interesse dos servidores públicos.
Aliada do governo municipal de Uberaba, a ex-vereadora também se comprometeu em levar as reivindicações do SSPMU ao Executivo.
“A luta do sindicato dos servidores em defesa da licença-maternidade de seis meses foi muito importante; eu me aliei a ela” - disse Marilda, se referindo a uma das principais conquistas do SSPMU.
Ampliação da licença - reivindicada pela atual diretoria do sindicato, foi acatada pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores de Uberaba.

AELTON FREITAS - Deputado federal Aelton Freitas (PR) – candidato a um novo mandato na Câmara dos Deputados, visitou a sede do Sindicato no dia 2 de setembro.
O sexto concorrente recebido pela diretoria 2009/2012 do SSPMU ressaltou a importância da categoria, lembrando que, juntos, servidores municipais de Uberaba e familiares, formam um universo maior do que muitas cidades brasileiras. Ele se referia ao fato de Uberaba ter hoje, mais de 7.000 funcionários municipais.
Aelton fez um balanço de suas ações relativas a Uberaba, citando, entre outras, a participação na transformação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro em Universidade Federal do Triângulo Mineiro; a autoria do projeto que deu o nome do médium Chico Xavier à BR/050 – trecho Uberaba/Uberlândia; a conquista de várias obras rodoviárias.
Na oportunidade, ele pregou o voto útil para os quatro deputados federais da cidade, avaliando que Uberaba precisa recuperar o que perdeu ao longo do período em que só elegia um deputado federal por vez. (Voto útil é o nome que se dá ao voto estratégico, em que os eleitores concentram sua escolha em candidato ou candidatos que tenham chances de vitória).
Ao pedir voto para os quatro deputados de Uberaba, Aelton se referia a ele próprio, e a Marcos Montes (DEM), Paulo Piau (PMDB) e Narcio Rodrigues (PSDB) – que tem domicílio em Frutal/MG, mas possui base política também em Uberaba.
O apoio do sindicato e dos servidores – segundo Aelton, seria de extrema importância na consolidação de um projeto de fortalecimento de Uberaba.

FAHIM SAWAN – Deputado estadual Fahim Sawan (PSDB) – que disputa a reeleição, foi o 7º concorrente das eleições 2010 a conversar com a diretoria 2009/2012 do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba.
Reunião aconteceu dia 20 de setembro, oportunidade em que o parlamentar afirmou que o principal objetivo de ter solicitado o encontro foi para agradecer o apoio que tem recebido dos servidores municipais ao longo dos últimos anos.
“Tenho certeza de que minha votações, tanto para deputado, quanto nas disputas para prefeito de Uberaba, sempre foram fortalecidas pelos votos dos servidores” – afirmou ele.
Para Fahim Sawan, é no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – considerado por ele “o representante legítimo da categoria” – que se sente à vontade para fazer os agradecimentos.
O deputado falou de suas ações no período em que foi titular da Secretaria Municipal de Saúde, inclusive no que se refere a investimentos no Sindicato dos Servidores, e defendeu que o SSPMU seja valorizado pelo governo municipal.
Mais do que isso, segundo ele, os servidores municipais, de um modo geral, merecem respeito e valorização, através da implementação de programas que os beneficiem em todas as áreas.
De sua parte, ele assegurou que não vai medir esforços para atender os pleitos do Sindicato que estejam dentro de sua alçada enquanto parlamentar.
O deputado e candidato tucano garantiu ainda que, independentemente do resultado das eleições de 3 de outubro, ele irá apresentar projeto na Assembleia Legislativa, ainda em 2010, declarando o SSPMU “entidade de utilidade pública estadual”.

TONY CARLOS – Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba recebeu dia 21 de setembro o vereador peemedebista Tony Carlos, candidato a deputado estadual. Ele foi o 8º concorrente das eleições 2010 ouvido pelos sindicalistas.
Lembrando sua condição de ex-guarda-mirim, Tony Carlos avaliou que sua trajetória, a exemplo da maioria dos adolescentes que passou pela Guarda-Mirim na sua época, é uma história de sucesso.
O cargo de deputado estadual, segundo ele, seria mais um passo importante nesta sua trajetória – que inclui atuação no rádio e mandatos de vereador.
O candidato reforçou sua paixão por Uberaba e o entusiasmo com que trabalha pela cidade, e pregou sua grande bandeira regional: a criação do Estado do Triângulo.
Ainda na oportunidade, defendeu a valorização dos servidores municipais de Uberaba – e o fortalecimento do Sindicato.
Aproveitando o encontro, Tony Carlos fez vários compromissos, alguns na condição de vereador. Um deles, foi a garantia de que irá trabalhar para que o Orçamento do Município para 2011 reserve recursos do governo para pagamento dos atrasados das férias-prêmio – cujo montante, no ano passado, girava em torno de R$ 3 milhões.
Também como vereador, Tony Carlos assegurou emenda ao Orçamento do Município, destinando recursos de suas previsões próprias, para o SSPMU.
De outro lado, como candidato, se comprometeu em, se eleito deputado estadual, apresentar emendas ao Orçamento de Minas Gerais, prevendo verbas para o Sindicato.
ADELMO CARNEIRO LEÃO – O deputado estadual do PT – candidato à reeleição, Adelmo Carneiro Leão, se reuniu com a Diretoria do SSPMU dia 28 de setembro.
Fez o discurso mais político da série de encontros, procurando o tempo todo, mostrar diferenças entre os grupos colocados na disputa de 2010. De um lado, segundo ele, estão os projetos liderados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a implementação de ações de excelência, para o Brasil, e sem exclusão. De outro, ele aponta os projetos dos adversários, inclusive se referindo ao atual governo de Minas Gerais, em que se busca – de acordo com Adelmo, a excelência para a elite, e portanto, com exclusão dos mais pobres.
Sobre as reivindicações feitas pelos sindicalistas, disse que é solidário com todas as causas e lutas dos trabalhadores, apesar de, no caso do Plano de Saúde, especificamente, ter preferência pelo fortalecimento e uso do Sistema Único de Saúde – o SUS. “É o sistema mais moderno e avançado do mundo” – avaliou Adelmo.
Sugeriu aos diretores do SSPMU que promovam debates sobre as causas dos servidores municipais, inclusive o Plano de Saúde, utilizando, para isso, dos espaços da Câmara de Vereadores. E garantiu que estará presente.
Sobre o pedido de apoio para a melhor utilização do ginásio poliesportivo do Sindicato, o candidato a deputado estadual lembrou que o governo Lula fechou dois grandes eventos mundiais – a Copa do Mundo, para 2014, e as Olimpíadas, para 2016. Observou que o momento é de os municípios investirem no esporte, e se colocou à disposição dos sindicalistas para orientar na formatação de projetos que busquem a captação de recursos federais para o setor.
CONCLUSÃO – Reforçando que não pretende manifestar apoio oficial a nenhuma candidatura 2010, a Diretoria 2009/2012 do SSPMU anseia que Uberaba se fortaleça politicamente – em qualidade e quantidade de representantes na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
“É desejo dos diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba que sejam eleitos candidatos verdadeiramente comprometidos com as causas e lutas dos trabalhadores – em especial, dos servidores públicos municipais de Uberaba” – diz o diretor-tesoureiro da entidade, Ângelo Guilherme da Rocha Borges.
“Pedimos aos servidores municipais que avaliem as candidaturas e façam suas opções com consciência” – afirmam os diretores do SSPMU.





Fonte: SSPMU
Contato (diretoriasindicato.servidormun@gmail.com)


 

Galerias de Fotos



Redes Sociais