Notícias

Leia as notícias e novidades do Sindicato


Sindicato mandou ofício ao prefeito pedindo folha complementar para o PASEP

BANCO DO BRASIL ATRASOU TRANSFERÊNCIA DOS RECURSOS

Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, protocolou no gabinete do prefeito Paulo Piau, sexta-feira, pedido para que o governo produza uma folha de pessoal complementar do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – o PASEP.

Objetivo, segundo explica o presidente Luís Carlos dos Santos no ofício, é permitir que os servidores recebam o PASEP ainda em agosto.

Acontece que apenas os que recebem através do Banco do Brasil estão com o benefício garantido para este mês. O Banco do Brasil é o administrador do PASEP.

ATRASO

A diferença de datas está acontecendo por causa de atraso na transmissão dos arquivos, de acordo com explicações do BB à diretoria do sindicato.

Para a grande maioria – que recebe pela Caixa Econômica Federal, a previsão é de só terem acesso aos recursos em setembro, junto com o salário relativo a agosto.

Com o atraso do banco, o dinheiro chegou à conta da Prefeitura quando a folha de pessoal já estava fechada.

“Diante disso, pedimos que o governo municipal faça uma folha de pessoal complementar para liberar o PASEP agora, em agosto, data prevista originalmente para o pagamento” – reforça Luís Carlos.

“Muitos servidores contam com esse recurso no mês de agosto” – afirma Luís Carlos.

PIS/PASEP

O PASEP e o Programa de Integração Social – PIS, foram criados pelo governo federal em 1970, com o objetivo de promover a integração dos trabalhadores na vida e no desenvolvimento das empresas, viabilizando melhor distribuição da renda por meio de benefícios como o Abono Salarial e o Seguro-Desemprego.

O PIS é destinado aos que atuam no setor privado e o PASEP aos funcionários e servidores públicos.

Para ter acesso aos benefícios do Programa PIS/PASEP, o trabalhador deve ser cadastrado desde sua primeira admissão, ou seja, no seu primeiro emprego, e uma única vez. O cadastramento pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do PASEP.

Sem esse cadastro, o trabalhador não pode receber benefícios como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço- FGTS, nem o seguro-desemprego.

DIREITO
Se o trabalhador não possuir o cartão, ele deve procurar uma agência da Caixa (PIS) ou do Banco do Brasil (PASEP) para verificar se já foi cadastrado. Caso já seja cadastrado, pode solicitar na própria agência a 2ª via do cartão, com apresentação da Carteira de Trabalho ou de Identidade (RG).

Se ainda não for cadastrado, deve solicitar à empresa onde trabalha que providencie o cadastramento.


 

Galerias de Fotos



Redes Sociais