Notícias

Leia as notícias e novidades do Sindicato


VITÓRIA --- Projeto prevendo isonomia entre os guardas municipais já está na Câmara

 

Sindicato dos servidores comemora o atendimento a uma de suas principais reivindicações

*Jornal de Uberaba

Governo municipal encaminhou à Câmara de Vereadores, projeto de lei dispondo sobre a isonomia salarial entre os profissionais da Guarda Municipal de Uberaba.

A informação foi antecipada pelo secretário Carlos Bracarense (Administração), durante encontro com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, poucas horas antes do protocolo no Legislativo.

O projeto atende a uma das principais reivindicações dos sindicalistas.

Desde as primeiras pautas, ainda na nossa gestão anterior, vínhamos insistindo na necessidade da isonomia, pois nada pode justificar uma discriminação deste nível” – afirma o presidente do SSPMU, Luís Carlos Santos, reeleito para o mandato 2013/2016.

Ao todo, 75 guardas municipais recebem salário menor do que os vencimentos da maioria – contratada ainda no governo passado através de concurso. “São trabalhadores que exercem as mesmas funções, correm os mesmos riscos, estão sujeitos aos mesmos deveres, e portanto, precisam ter os mesmos direitos” – acrescenta Luís Carlos.

Apenas um dos GM´s terá que passar por uma readequação – que deve durar seis meses, pois sua escolaridade não atendeu às exigências legais. “Mas vamos ficar atentos e ajudar no que for necessário” – diz o presidente do SSPMU.

Do sindicato dos servidores, participaram da reunião com Bracarense, o presidente, o 1º vice-presidente, Carlos Humberto, o 1º diretor social, Mário Lúcio da Silva, e o assessor jurídico Carlos Valadares Ribeiro.

CONCURSO – A diretoria do SSPMU também esteve na Prefeitura de Uberaba, neste fim de semana, para reforçar outra importante reivindicação.

Representantes do governo se mostraram sensíveis quanto ao pedido de melhores condições de trabalho para os profissionais do Programa Saúde da Família” – revela o diretor social Mário Lúcio, lembrando que a reivindicação inclui a prorrogação dos contratos dos atuais integrantes do PSF, a curto prazo, e a realização de concurso público a médio prazo.

Os diretores do SSPMU reforçam reivindicação ainda da primeira gestão, para que se realize concurso público para todos os cargos da administração municipal. Especificamente no que se refere ao PSF, o assunto já foi levado ao secretário Fahim Sawan (Saúde), que se dispôs a defender a proposta.

O governo empossado dia 1º de janeiro de 2013 está tentando liberar o concurso aberto no governo passado para contratar quase 550 servidores, e que se encontra barrado no Tribunal de Contas de Minas Gerais por causa de problemas detectados no edital.

MAIS TEMPO - Ao todo, 188 contratos de profissionais do Programa Saúde da Família seriam encerrados no final de abril de 2013, mas foram prorrogados até junho logo no começo do governo Paulo Piau.

Naquela oportunidade eram 46 auxiliares de consultório dentário;47 enfermeiros; 43 médicos e 52 técnicos de enfermagem.

Vale ressaltar que o trabalho dos profissionais do PSF é bancado, em grande parte, pelo Ministério da Saúde. São médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas e auxiliares de consultório dentário, além de agentes comunitários, que atendem nas unidades de saúde ou nos domicílios. Os agentes são contratados em Uberaba através de processos seletivos.


 

Galerias de Fotos



Redes Sociais