Notícias

Leia as notícias e novidades do Sindicato


SINDICALISTAS SE ASSUSTAM COM PROPOSTA SALARIAL E REJEITAM REAJUSTE

PREFEITO DE UBERABA OFERECE 5,5% DE REAJUSTE EM TRÊS PARCELAS; SINDICALISTAS SE RECUSAM A ANALISAR A PROPOSTA E ARTICULAM ASSEMBLEIA-GERAL DOS SERVIDORES PARA OS PRÓXIMOS DIAS

-----------------------------------------------

Os três sindicatos admitem que

“levaram um susto” com a proposta

-------------------------------------------

Diretorias dos três sindicatos que representam os quase 8.000 funcionários da Prefeitura de Uberaba saíram da terceira rodada de negociações com o prefeito Anderson Adauto, dia 20 de março, terça-feira, já articulando a assembleia que pretendem convocar em conjunto para os próximos dias.

Em pauta, três propostas apresentadas pelo prefeito, todas elas, de um aumento de 5,5%.

Ainda de acordo com a oferta, este índice seria dividido em três vezes – duas vezes de 2% e uma vez de 1,5%.

A primeira alternativa seria dividir os 5,5% entre fevereiro, junho e outubro; a segunda alternativa entre março, maio e setembro, e a terceira alternativa entre fevereiro, julho e novembro.

Nos recusamos a aceitar uma proposta tão ruim, e até dissemos pra ele que, pra fazer uma proposta desta não havia necessidade de ter adiado as negociações tantas vezes” – desabafa Luís Carlos dos Santos, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba.

De acordo com o sindicalista, independentemente do que ficar acertado em relação a outras reivindicações da pauta de 2012, o assunto só será resolvido em assembleia-geral dos servidores.

Luís Carlos lembra que as negociações se arrastam desde 5 de março, e que, da forma como o prefeito vinha pedindo tempo para “fazer contas”, os sindicatos chegaram a acreditar que ele fosse apresentar uma proposta de reajuste salarial “um pouco digna”.

O presidente do SSPMU admite: “Levamos um susto com os 5,5%; eu jamais teria coragem de aceitar uma proposta desta sem falar com os servidores”.

NOVO ENCONTRO – Ainda na rodada de terça-feira, o prefeito pediu que os sindicalistas voltem a conversar com ele na quarta-feira, 21 de março, para que sua proposta seja entregue documentada, e ainda que ele possa apresentar as propostas para as demais reivindicações.

Nossa primeira reação foi negar, pois ele fechou as portas das negociações ao nos oferecer 5,5% de reajuste” – conta Luís Carlos.

Mesmo assim, os diretores dos três sindicatos acabaram concordando em falar com o prefeito às 8h desta quarta-feira.

EXPECTATIVA – O primeiro encontro entre os sindicatos e o prefeito aconteceu dia 5 de março, quando ele pediu um prazo até dia 12, com o objetivo de dar um tempo para sua equipe econômica concluir os levantamentos necessários.

A segunda reunião – realizada dia 12, conforme agendado, também não resultou em acordo.

Mais uma vez coube a Anderson Adauto pediu prazo. Ele solicitou uma semana – até dia 19 de março, garantindo que, o que ficasse resolvido em termos de reajuste seria retroativo à data-base da categoria, que em 2012 foi antecipada para 1º de fevereiro.

Em seguida, pediu para mais dia – 20 de março, para poder participar de reunião com o governo do Estado dia 19.

EM CONJUNTO - Além da diretoria do SSPMU, estão participando das negociações, o Sindicato dos Educadores do Município – Sindemu, presidido por Adislau Leite, e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Uberaba/Codau – Sindae, dirigido por Jasminor Francisco da Costa.

PAUTA 2012 – Entre as solicitações estão: reposição de perdas inflacionárias de mais de 19%; aumento real de salário de 15%; reajuste de R$ 140 para o tíquete-alimentação (que hoje é de R$ 210); a disponibilização de vacina antigripal para todos os servidores municipais; pagamento de diárias para os motoristas da administração direta e indireta durante viagens; uniforme para carreiras que exigem este tipo de vestimenta; bolsa auxílio-educação para os servidores da administração direta e indireta; a definição de um cronograma de pagamento das férias-prêmio atrasadas.


 

Galerias de Fotos



Redes Sociais