Reajuste de 6,55% para os salários de março de 8.000 servidores municipais de Uberaba foi o resultado de acirrados debates e negociações, ao longo da quarta-feira dia 16.
O índice foi anunciado pelo prefeito Anderson Adauto, após um dia inteiro de discussões entre ele (acompanhado da equipe econômica e administrativa) e os diretores do SSPMU - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba, do Sindemu - Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba, e do Sindae – Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Uberaba/Codau (Sindae).
“Não desistimos da pauta original; vamos continuar mobilizados, insistindo na pauta, e já temos a garantia de que voltaremos à mesa de negociações em julho” – afirma Luís Carlos dos Santos, presidente do SSPMU.
O reajuste é apenas uma pequena parte da pauta de reivindicações dos sindicalistas, que pediram, entre outras coisas, um reajuste salarial de 29,83% - sendo 19,83% de reposição das perdas inflacionárias e mais 10% de aumento real; um aumento para o tíquete-alimentação, e um plano de saúde subsidiado pela administração municipal.
“Vamos voltar às negociações a partir de 10 de julho” –confirmou o prefeito de Uberaba, assegurando que retomará as discussões sobre um aumento real de salário, uma recomposição salarial, um aumento para o tíquete-alimentação, além de um abono natalino para 2011.
ALIADOS - Os presidentes dos sindicatos – Luís Carlos dos Santos (SSPMU), Adislau Leite da Silva (Sindemu) e Jasminor Francisco da Costa (Sindae), mantêm a mobilização, inclusive através de uma comissão que vai acompanhar o desempenho das contas do governo municipal.
Neste caso, a motivação foi a garantia do prefeito de que o governo está trabalhando para melhorar as receitas, e com isso, permitir o atendimento às reivindicações em julho.
Pela primeira vez, os três sindicatos representantes dos servidores municipais de Uberaba trabalham juntos, a pauta de reivindicações.
COMPROMISSOS – A reunião de 16 de março garantiu algumas reivindicações. Anderson Adauto prometeu para 2012 a antecipação da data-base para fevereiro – até 2010 a data era maio, e foi antecipada, em 2011, para março, a pedido do SSPMU.
Também a pedido do SSPMU, ele garantiu que os servidores municipais serão beneficiados com moradias do “Minha Casa Minha Vida”.
E prometeu ao SSPMU que vai antecipar os procedimentos legais relacionados ao plano de saúde, de forma que, em julho, quando o assunto voltar à mesa de negociações, já esteja formatado.
Atendendo o Sindae, o prefeito assegurou a efetivação do plano de carreira dos servidores do Codau – Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba.
MOBILIZAÇÃO - Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba reforça, por sua vez, as reivindicações para os funcionários da Câmara de Vereadores.
Os pedidos são basicamente os mesmos relacionados na pauta dirigida à administração municipal, e que se encontram em negociações com o prefeito Anderson Adauto.
Os sindicalistas querem que os servidores da Câmara tenham um reajuste salarial de 29,83% - sendo 19,83% de reposição das perdas inflacionárias e mais 10% de aumento real; a recuperação do tíquete-alimentação, que sofreu cortes recentemente; um abono natalino para 2011; a fixação da data-base em janeiro.
“Não houve um mínimo de desmotivação que seja, por causa do resultado da reunião de quarta-feira com o prefeito” – garante o presidente do SSPMU, destacando que o sindicato continua mobilizado e brigando por melhorias para os servidores da Prefeitura, ao mesmo tempo em que está se movimentando a favor dos servidores da Câmara.
Fonte: SSPMU
Contato (sspmu.uberaba@gmail.com)
Desenvolvido por URA Online