Mais de 20 mil Equipamentos de Proteção Individual – os EPI´s, foram adquiridos pela Prefeitura de Uberaba, através de licitação que deu a vitória para sete empresas. Informação é do secretário Rômulo Figueiredo (Administração), em ofício encaminhado ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, respondendo a cobranças feitas pelos sindicalistas.
Ao todo, segundo o secretário, as empresas vão entregar 20.260 EPI´s em duas etapas: dezembro de 2010 e abril de 2011. Ele informa ainda, que, já a partir de dezembro, os servidores serão aparelhados, ao mesmo tempo em que a Prefeitura dará início a um programa de treinamento.
Em ofício enviado ao prefeito Anderson Adauto (PMDB) dia 29 de novembro deste ano, a diretoria do SSPMU pediu urgência na implementação de um amplo programa de medicina e segurança do trabalho para os servidores municipais, lembrando que a solicitação é tema recorrente de todas as pautas de reivindicações da gestão 2009/2012 do sindicato, e atrelando a qualidade da segurança do trabalho à qualidade do próprio governo municipal.
“Apelamos para a sensibilidade de Vossa Excelência, pois tememos que a insegurança no trabalho provoque tragédias irremediáveis” – afirmou o ofício do SSPMU ao prefeito. Os sindicalistas lembraram, inclusive, do acidente com motosserra que vitimou um servidor, dia 8 de novembro de 2010, quando ele realizava poda de árvores na avenida Teófilo Lamounier, no bairro Boa Vista.
“Insistimos para que Vossa Excelência se empenhe pessoalmente na implementação de um amplo programa de medicina e segurança para todos os trabalhadores da Prefeitura de Uberaba – incluindo a reativação da CIPA – a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes” – pediram os sindicalistas.
Técnico em segurança do trabalho, o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, e o diretor Ângelo Guilherme Rocha Borges (1º tesoureiro) visitaram vários locais de trabalho da Prefeitura, constatando uma série de situações de risco para os servidores.
COMPROMISSO – Na correspondência enviada esta semana ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba, o secretário de Administração ressaltou que o governo tem pautado pelo diálogo franco e aberto com a atual diretoria do SSPMU, buscando – segundo ele, frequentemente atender às reivindicações da entidade, dentro das limitações legais.
Observa que, entre as reivindicações do SSPMU está a implantação de um plano de saúde, extensivo à saúde ocupacional e atendimento preferencial para eventuais acidentados do trabalho. “A administração municipal está se empenhando para atender, também, à esta reivindicação do sindicato” – reforçou Rômulo Figueiredo.
No caso dos equipamentos de segurança, ele lembrou que as licitações têm prazos legais para serem cumpridos. Com a tramitação do processo licitatório agora concluída, o governo – de acordo com o titular da Secretaria de Administração, só espera receber os EPI´s para montar o programa.
Fonte: SSPMU
Contato (diretoriasindicato.servidormun@gmail.com)
Desenvolvido por URA Online