Dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) e Comando grevista têm reunião agendada com o secretário de Administração Rodrigo Vieira, nesta terça-feira, dia 11, três dias após o início da greve do funcionalismo da Prefeitura.
A reabertura das negociações foi intermediada pela Comissão de Assistência ao Servidor, informa o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos.
Nesta segunda-feira, os vereadores que integram o colegiado, Rubério Santos (relator) e Ronaldo Amâncio (vogal), receberam sindicalistas e servidores em greve. O grupo solicitou apoio nas tratativas com o Governo e, amanhã, os dirigentes do SSPMU voltam à mesa de negociações.
Líder do prefeito na Câmara, Almir Silva, também participou da conversa com os líderes do movimento grevista, que começaram as atividades nesta segunda-feira bem cedo. Pela manhã sindicalistas foram às Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Cartafina e Elza Amui, e também à Unidade Regional de Saúde do Boa Vista.
Ao meio dia houve manifestação na Praça Rui Barbosa, no coração de Uberaba, sendo que de lá, os dirigentes do SSPMU e servidores em greve foram à Câmara. A greve, que começou na sexta-feira, visa melhores condições de trabalho e reajuste salarial.
A pauta de reivindicações de 2017 contém 18 itens. Nela, os sindicalistas solicitam reajuste de 23% nos salários, sendo 5% de aumento real mais a variação da inflação de 2015 e 2016, que totalizou 18,15%, conforme o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Pedem ainda que o tíquete alimentação passe de R$500 para R$620, entre outras demandas.
O Governo anunciou reajuste zero no salário e tíquete, bem como declarou que não tem condições de atender às reivindicações que têm custo. Em assembleia geral a categoria decidiu entrar em greve por tempo indeterminado.
ROTEIRO
Em que pese a agenda com a Administração nesta terça-feira, a partir das 14 horas, as ações começarão cedo com visita aos servidores do Horto Municipal, às seis da manhã, com objetivo de chamá-los a somar fileira na greve. Na sequencia o grupo segue para as UBSs Waldemar Hial Júnior (Tancredo Neves) e Norberto de Oliveira Ferreira (Boa Vista), e a Unidade de Saúde da Família (UFS) Jacob José Pinto (Cássio Resende).
Às 11 horas os sindicalistas estarão à postos na entrada do Centro Administrativo da PMU, sendo mantida vigília no local até o final do movimento grevista.
Servidores que aderirem à greve devem assinar a lista de presença.
Renata Gomide
Assessoria de Imprensa – SSPMU
Desenvolvido por URA Online