• Contato
  • (34) 3312-5559
  • Seg a Sex | 8h - 11h & 13h - 17h

Notícias


Leia as notícias e novidades do SSPMU
VEREADORES SE COMPROMETEM COM A CAUSA DOS SINDICATOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS
23-11-2010

Articulações em torno das reivindicações do funcionalismo municipal de Uberaba para 2011 movimentaram a Câmara de Vereadores dia 22 de novembro.
Os três sindicatos da categoria – que representam juntos, cerca de 8.000 trabalhadores, se encontraram com os vereadores, que se comprometeram em apoiar os pedidos aprovados nas respectivas assembleias, e garantiram participação no processo de negociações com o governo municipal.
Inclusão da Câmara no processo de formatação da pauta de 2011 é um compromisso da Diretoria 2009/2011 do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, com os vereadores, e recebeu o apoio do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba – Sindemu, e do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Uberaba/Codau – Sindae.
Ao final da reunião na Câmara, as diretorias dos sindicatos protocolaram suas pautas na Prefeitura de Uberaba. O Legislativo se encarregou de pedir uma audiência com o prefeito Anderson Adauto (PMDB) e sua equipe econômico-administrativa.
Objetivo é debater juntos – sindicatos, Câmara e governo municipal, todas as reivindicações, tanto aquelas de interesse comum e formatadas em conjunto pelos três sindicatos, quanto as relacionadas a cada grupo específico da categoria.

ALIANÇA INÉDITA – Pela primeira vez os três sindicatos se aliaram em busca de benefícios para o funcionalismo municipal de Uberaba. Vários pontos em comum são abordados nas três pautas, entre eles, um reajuste salarial de 29,83%, sendo 19,83% de reposição das perdas inflacionárias e mais 10% de aumento real.
Os sindicalistas também pedem plano de saúde subsidiado pela Prefeitura, antecipação da data-base para janeiro e aumento no valor do tíquete-alimentação.

DIÁLOGO – O presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, abriu a reunião na Câmara, lembrando que os sindicalistas estavam ali, cumprindo um compromisso feito com os vereadores, e, ao mesmo tempo, com o objetivo de pedir o apoio para as negociações com o governo municipal.
Luís Carlos fez questão de ressaltar que a atual Diretoria do SSPMU tem pautado sua atuação pelo diálogo, e que, a exemplo de 2009 e 2010, pretende manter esta mesma postura em relação ao Executivo.
“Esperamos que a recíproca seja verdadeira” – cobrou ele.

DESMOBILIZAÇÃO – Os representantes dos três sindicatos reconheceram que a participação dos servidores municipais é muito pequena nas assembleias e outras ações voltadas para os interesses da categoria. Entretanto, lembraram que, cada uma destas ações, tem sido amplamente divulgada, inclusive pessoalmente junto aos servidores.
A desmotivação, segundo eles, é fruto das poucas conquistas obtidas ao longo dos últimos tempos; das desavenças – inclusive pessoais, entre diretorias anteriores e o governo municipal; do receio de represálias em caso de participação direta nas lutas sindicais, e do pouco conhecimento sobre as verdadeiras funções de um sindicato.
“Os servidores municipais de Uberaba ainda não sabem a força que possuem, e que, a presença deles numa assembleia, por exemplo, fortalece as reivindicações” – destacou o presidente do SSPMU.

PRESENÇAS - Oito vereadores participaram do encontro com os representantes do SSPMU, do Sindemu e do Sindae. São eles, o presidente da Câmara, Lourival dos Santos (PCdoB), Itamar Ribeiro Resende (DEM), Samuel Pereira (PR), Marcelo Machado Borges (PMDB), José Severino Rosa (PT), Cleber Humberto Ramos (PMDB), Almir Silva (PR) e Carlos Alberto Godoy (PTB).
É certo que vários outros vereadores estarão envolvidos com a mobilização em defesa das reivindicações dos servidores municipais.
Participaram da reunião os diretores do SSPMU – Luís Carlos dos Santos (presidente), Acinério Mendonça (1º secretário), Ângelo Guilherme (tesoureiro) e Carlos Humberto Costa (diretor social); os representantes do Sindemu – Adislau Leite da Silva (presidente), Ileuza Godoy de Araújo (secretária) e Maria Aparecida Dias Firmino (2ª tesoureira); e o diretor do Sindae – Jasminor Francisco da Costa (presidente).


Fonte: SSPMU
Contato (diretoriasindicato.servidormun@gmail.com)