JORNAL DE UBERABA- Sua indicação para presidente vai mudar os rumos do Sindicato?
LUÍS CARLOS DOS SANTOS - Não. A chapa eleita no final de 2008 e empossada no início de 2009 sempre teve uma mesma linha de pensamento, sempre tomou decisões em conjunto, democraticamente. Os rumos do Sindicato foram definidos com a vitória da nossa chapa, que tinha e continua tendo um programa único de trabalho.
JU- Isso significa que o diálogo defendido pelo ex-presidente, José Jorge, vai continuar prevalecendo?
LUÍS CARLOS - Com certeza. A exemplo dos demais companheiros de diretoria eu defendo o diálogo como fundamental. É claro que isso não significa que vamos abaixamos a cabeça. Pelo contrário. Não abrimos mão dos direitos dos servidores, não nos intimidamos, não fazemos a menor cerimônia na hora de reivindicar benefícios.
JU– Esta estratégia tem dado resultados?
LUÍS CARLOS - Sem dúvida estamos longe do ideal. Temos muitas pendências, muitas reivindicações em aberto. Mas a abertura de diálogo já nos permite comemorar algumas conquistas. Entre elas, o reajuste salarial de 2010 para todos os servidores da Prefeitura – o Orçamento do Município previa menos de 5% e conseguimos 10%, e ainda o reajuste da Câmara; a licença-maternidade de seis meses; a melhoria na lei de avaliação de desempenho; a reforma e reativação do ginásio de esportes; a reforma dos três consultórios dentários que estavam danificados e desativados e a retomada do atendimento em um deles, enfim, tudo isso só foi possível graças ao diálogo.
JU – O tão sonhado plano de saúde pode sair ainda em 2010?
LUÍS CARLOS – Estamos batalhando diuturnamente pra que isso aconteça. A diretoria-executiva do SSPMU está mobilizada nesse sentido. Espero que possamos dar este presente de Natal ao servidor municipal de Uberaba.
JU- Como está hoje, a situação financeira do SSPMU?
LUÍS CARLOS – Muito difícil. Mas pelo menos conseguimos limpar o nome do Sindicato nos organismos de proteção ao crédito, nos bancos, na receita. Foi complicado, mas sensibilizamos os credores a nos darem prazos para pagamento parcelado das várias dívidas que encontramos quando assumimos o Sindicato em 2009. A única receita é a contribuição dos filiados-sindicalizados, o que soma um valor pequeno.
JU- Como a situação está sendo contornada?
LUÍS CARLOS – Através de parcerias. Isso está nos permitindo, inclusive, a realização de um evento cultural em homenagem aos servidores. Trata-se do concurso de redação, cujo edital está sendo publicado esta semana, abrindo prazo para os servidores filiados fazerem a redação. O tema, por si só, já é uma homenagem: “A Importância do Serviço Público Municipal para o Desenvolvimento Humano, Social e Econômico da Cidade”. Afinal, quem verdadeiramente leva as ações públicas até a população são os servidores.
A DIRETORIA
O vice-diretor social do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba - SSPMU, Acinério dos Santos Mendonça, assumiu a 1ª Secretaria, antes ocupada pelo novo presidente, Luís Carlos dos Santos, e foi liberado pela Prefeitura para ficar à disposição do Sindicato. A diretoria-executiva se completa com Ângelo Guilherme da Rocha Borges (tesoureiro), Aldo Cezar de Oliveira (diretor de esportes) e Carlos Humberto Costa (diretor social).
Fonte: Jornal de Uberaba
Contato (jornalismo@jornaldeuberaba.com.br)
Desenvolvido por URA Online