Encontro inédito movimentou o sindicalismo público municipal de Uberaba em 27 de outubro – véspera do Dia do Servidor Público.
Diretoria 2009/2012 do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, participou de reunião com representantes do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba – Sindemu, e do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Uberaba/Codau – Sindae, para debater os temas comuns da pauta de reivindicações de 2011.
Uma próxima reunião vai acontecer breve, já que os diretores do Sindemu e do Sindae aceitaram o convite do SSPMU para participarem de encontro com os vereadores na Câmara Municipal. A pedido dos vereadores, o SSPMU decidiu incluir o Legislativo nos debates da próxima pauta a ser enviada ao governo municipal.
“Juntos, e com o apoio da Câmara, estaremos mais fortalecidos para nossas lutas” – disse o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos.
FÉRIAS-PRÊMIO E MERENDA– Está acertado, por exemplo, que no encontro programado para a Câmara, os sindicalistas vão pedir aos vereadores que incluam emendas ao Orçamento do Município, prevendo recursos para melhorar o salário de todos os servidores municipais; para o pagamento dos atrasados das férias-prêmio; e para que a Prefeitura subsidie parte da merenda escolar, de forma que os professores municipais possam alimentar-se gratuitamente nas escolas onde trabalham.
No caso da merenda, os diretores do SSPMU afirmaram que a reivindicação – feita em 2010, terá lugar especial também na pauta de 2011, ainda que feita isoladamente. O Sindae antecipou o apoio à proposta do SSPMU, enquanto o Sindemu ficou de levar o assunto à assembléia que vai realizar no início de novembro entre os professores.
REAJUSTES – Os três sindicatos concordaram ainda, que, os 5,4% de reajuste salarial propostos pelo Executivo para o Orçamento de 2011 – que está tramitando na Câmara, estão longe da realidade.
O índice a ser reivindicado e negociado com o governo municipal será levantado nos próximos dias. Para isso, a diretoria do Sindicato dos Servidores vai acionar sua assessoria jurídica, que também fará um levantamento para o reajuste do tíquete-alimentação.
Só após estes levantamentos técnicos e jurídicos é que os três sindicatos vão fechar os índices a serem levados ao Executivo – ainda que pretendam apoio dos vereadores para adiantarem previsão orçamentária.
DATA-BASE E PLANO DE SAÚDE – Definiu-se, por outro lado, que os três sindicatos vão reivindicar a antecipação da data-base para janeiro de 2011 – data em que entra em vigor o novo salário-mínimo nacional, e quando os professores teriam direito ao piso nacional da categoria.
Diretores do Sindicato dos Servidores - que conquistou, em 2010, a antecipação de maio para março, e o compromisso de que em 2011 a data-base seria em fevereiro, apoiaram o Sindemu e fecharam questão para janeiro.
A respeito do plano de saúde, sindicalistas do SSPMU, do Sindemu e do Sindae vão pedir que a Prefeitura subsidie pelo menos parte dos pagamentos. No Codau, o plano atual expira em dezembro de 2010, e os demais servidores municipais, incluindo os professores, não têm plano regulamentado.
PRESENÇAS – Participaram da reunião os diretores do SSPMU – Luís Carlos dos Santos (presidente), Acinério Mendonça (1º secretário), Ângelo Guilherme (tesoureiro) e Carlos Humberto Costa (diretor social); os representantes do Sindemu – Adislau Leite da Silva (presidente), Ileuza Godoy de Araújo (secretária) e Maria Aparecida Dias Firmino (2ª tesoureira); e os diretores do Sindae – Jasminor Francisco da Costa (presidente), Tiago dos Santos Godói (2º vice-presidente) e Sérgio Ferreira Oliveira (relações públicas).
Fonte: SSPMU
Contato (diretoriasindicato.servidormun@gmail.com)
Desenvolvido por URA Online