Em prática desde o ano passado, o “Projeto Biopsicossocial” será ampliado em 2015 com a disponibilização de atendimento dentário aos trabalhadores da Prefeitura de Uberaba e seus familiares. Negociações nesse sentido foram arrematadas nesta segunda-feira, dia 12, durante reunião entre a Diretoria 2013-2016 do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPMU) e o subsecretário de Saúde, Evaldo Espíndola
O Município deverá disponibilizar um dentista/clínico geral e um endodontista (especialista em canal) para atenderem nos consultórios instalados na sede da entidade sindical, localizada na rua Tancredo Neves, 55, Santa Marta. Segundo o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, falta apenas providenciar algumas adequações nos espaços que estavam fechados, para iniciar as consultas.
O dirigente sindical avalia que em até 20 dias será possível colocar as instalações a contendo para abrir as portas dos consultórios aos servidores e seus familiares. Até lá, completa Luís Carlos, será definido o horário de atendimento.
Voltado aos trabalhadores da Prefeitura, o “Projeto Biopsicossocial” tem por objetivo cuidar da saúde do servidor, com foco na prevenção de doenças ocupacionais. Idealizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) e executado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, já oferece atendimento psicológico na sede da entidade.
Luís Carlos dos Santos conta que o projeto surgiu após o Sindicato tomar conhecimento de que em 2013, 971 servidores efetivos pediram afastamento do trabalho por períodos superiores à 15 dias. O dirigente sindical explica que também é meta estudar as causas do adoecimento dos trabalhadores, além de desenvolver e implementar ações estratégicas preventivas e corretivas nos locais com maior incidência de afastamento.
Renata Gomide
Assessoria de Imprensa – SSPMU
Desenvolvido por URA Online