Idealizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) e executado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o “Projeto Biopsicossocial” já é uma realidade, em prática na sede da entidade. Voltado aos trabalhadores da Prefeitura, o projeto tem por objetivo cuidar da saúde do servidor, com foco na prevenção de doenças ocupacionais.
“Queremos favorecer a saúde integral do servidor e proporcionar-lhes um ambiente acolhedor”, explica o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, que abraçou o projeto, o qual tem como madrinha a primeira-dama de Uberaba, Heloisa Piau. O atendimento na sede da entidade está sendo feito pela especialista em Saúde, psicóloga Daniela Bernardes Pereira do Carmo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.
Mais cedo, o atendimento é feito no Horto Municipal, Zoonoses, Depósito e Cemitério, sempre das 6 horas às 7h40. O projeto inclui ainda a realização de palestras e rodas de conversa no período noturno.
O “Projeto Biopsicossocial” prevê atendimento com psicólogo e assistente social, treinamento pessoal, relaxamentos, atividades lúdicas e palestras. Luís Carlos dos Santos conta que o projeto surgiu após o Sindicato tomar conhecimento de que em 2013, 971 servidores efetivos pediram afastamento do trabalho por períodos superiores à 15 dias. O dirigente sindical explica que também é meta estudar as causas do adoecimento dos trabalhadores, além de desenvolver e implementar ações estratégicas preventivas e corretivas nos locais com maior incidência de afastamento.
Renata Gomide – jornalista
Assessoria de Imprensa - SSPMU
Desenvolvido por URA Online