A Diretoria 2013-2016 do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) participou, quinta-feira, da assinatura da carta de intenção entre Prefeitura, Procon e Universidade de Uberaba (Uniube) para que juntos disseminem a boa prática do gerenciamento das finanças pessoais. Objetivo é reduzir os níveis de endividamento da população e colaborar para o aumento do consumo mais consciente.
O servidor público municipal é um dos alvos dessa ação, coloca o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, que acompanhou a assinatura da carta de intenção. De acordo com ele, muitos trabalhadores da Prefeitura e da Câmara estão endividados porque tem dificuldades de lidar com as finanças pessoais.
Alie-se a isso o fato de que o servidor recebe baixos salários, completa Luís Carlos, sendo fundamental saber lidar com o dinheiro para não se endividar. As ações visando ao bom gerenciamento das contas pessoais serão desencadeadas na forma de palestras, realizadas no Centro Administrativo da Prefeitura, e oficinas.
Num primeiro momento serão focados os agentes públicos e trabalhadores da Unidade de Atendimento ao Idoso (UAI). Posteriormente o Procon sediará as oficinas práticas, além de acompanhar a prática dos ensinamentos. A data das atividades ainda será definida.
A diretora do Procon, Eclair Gonçalves Gomes, diz que a parceria com a Prefeitura e a Uniube se traduz na oportunidade da população receber ajuda profissional para se capacitar à administrar as próprias finanças. Diretor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Uniube, Marco Antonio Nogueira, fala em mudança de comportamento para uma vida financeira mais saudável.
A primeira regra a seguir e responder a três perguntas: “Eu quero? Eu posso? Eu preciso?”. Se para qualquer uma delas a resposta for não, “não compre”, ensina. O prefeito Paulo Piau ressalta que esta ação tem caráter social.
Renata Gomide
Assessoria de Imprensa – SSPMU
*com informações da Assessoria de Imprensa da PMU
Desenvolvido por URA Online