DESAFIO – Os sindicalistas assumem o segundo mandato já tentando sensibilizar o novo prefeito a cumprir suas promessas de campanha
Às voltas com uma pauta recheada com 29 reivindicações aprovadas em assembleia-geral, a diretoria reeleita para a gestão 2013/2016 do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, tomou posse dia 25 de janeiro no anfiteatro do Centro Administrativo/Prefeitura Municipal.
Eleição que reconduziu a diretoria sindical aconteceu dia 30 de dezembro de 2012. Intitulada “A Força do Servidor”, a chapa liderada pelo atual presidente, Luís Carlos dos Santos – pedagogo e técnico em segurança do trabalho, recebeu 60% dos votos válidos.
Foram 560 votos, contra 371 obtidos pela chapa adversária, encabeçada por Martinho Pereira. A disputa teve ainda, três votos em branco e 13 foram anulados.
A diretoria reeleita do SSPMU assumiu o segundo mandato e já enfrenta um desafio: sensibilizar o novo prefeito Paulo Piau a cumprir suas promessas de campanha.
A primeira rodada de negociações acabou sem acordo. O próprio prefeito, que após insistentes pedidos do SSPMU havia marcado a reunião, solicitou mais prazo para analisar a pauta.
Reivindicações
A pauta é encabeçada por uma das principais promessas do novo prefeito, feita ao longo da campanha de 2012: o fim do uso das súmulas vinculantes do Supremo Tribunal Federal para calcular os salários do funcionalismo da Prefeitura de Uberaba.
Em nota oficial divulgada poucas horas antes da reunião com o prefeito, o SSPMU afirmou que as súmulas estão sendo vistas pelo sindicato como “favas contadas”, já que o compromisso foi firmado por Paulo Piau, em várias ocasiões, e sempre em público.
“Cabe a ele agora, exigir que sua equipe econômica providencie os recursos para o cumprimento da promessa” – afirma Luís Carlos.
A pauta inclui uma recomposição salarial de 17%; aumento real de 12,5%; data-base em janeiro; reajuste no tíquete-alimentação e a expansão do benefício para os aposentados; e a expansão do plano de saúde para os familiares de 1º grau.
Diretoria
Além do presidente, integram a diretoria executiva:
Carlos Humberto Costa (1º vice-presidente);
Cristina Maria César (2ª vice-presidente);
Ângelo Guilherme da Rocha Borges (1º tesoureiro);
Aldo Cezar de Oliveira (2º tesoureiro);
José Geraldo Borges Celani (3º tesoureiro);
Acinério dos Santos Mendonça (1º secretário);
Daniela Rocha Arantes (2ª secretária);
Avelino de Siqueira Neto (3º secretário);
Mário Lúcio da Silva (1º diretor social);
Claudete da Silveira Mendes (2ª diretora social);
Marley Klenio Xavier (3º diretor social);
Luciene Rosa da Silva (1ª diretora patrimonial);
Anderson Honório (2º diretor patrimonial);
Walter José Borges (3º diretor patrimonial);
Ednei Arsênio dos Santos (1º diretor de esportes);
Vanderlei Lopes Ferreira (2º diretor de esportes);
Carlos Silva Borges (3º diretor de esportes).
O Conselho Fiscal Efetivo será integrado por:
Jozélia Barbosa dos Santos Botelho,
Aguinaldo Adelino Garcia Bicho;
Jaime Cardoso dos Santos.
E na suplência estão:
Sílvio Roberto da Silva,
Junival Cardoso da Silva;
Froner Batista Tristão.