• Contato
  • (34) 3312-5559
  • Seg a Sex | 8h - 11h & 13h - 17h

Notícias


Leia as notícias e novidades do SSPMU
SSPMU cobra melhores condições de trabalho para os Agentes de Combate Endemias (ACEs)
26-08-2022

SSPMU cobra melhores condições de trabalho para os Agentes de Combate Endemias (ACEs)

 

A Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) percorreu vários pontos de apoio (PAs) dos Agentes Comunitários de Endemia. A iniciativa teve como objetivo ouvir a categoria.

Durante as diligências, o presidente, Martinho Pereira e os diretores Ana Flavia Santos, Ronaldo dos Reis e Silvio Aparecido, constataram vários problemas que prejudicam o trabalho dos profissionais.

Algumas questões estão relacionadas à falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

As luvas são inadequadas; as bolsas velhas e arrebentadas; pranchetas de má qualidade; uniforme limitado a duas camisetas, que é insuficiente. Os crachás, que são a identificação primordial do servidor, são antigos e não permitem a identificação do ACE, por estarem desatualizados e até ilegíveis.

“São questões que prejudicam os servidores no exercício de suas funções”, afirma Martinho Pereira.

Além de falta de materiais como giz, borracha e lápis – materiais essenciais para o exercício da função. “Também averiguamos estrutura deficiente nos pontos de apoio oferecidos aos Agentes”, ressalta o presidente sindical.

Ainda foi constatado que não há veículos para realizar o deslocamento das equipes e, com isso, é necessário que percorram grandes distâncias. A situação é decorrente do zoneamento defasado, sendo necessário um novo planejamento. Hoje, cada profissional visita entre 18 a 25 imóveis por dia.

A diretoria encabeçada por Martinho Pereira já solicitou uma reunião com a chefia imediata para que providências sejam tomadas com urgência. “É necessário solução efetiva para que estes profissionais tenham condições de trabalho adequadas. Queremos nos reunir com os diretores e chefias imediatas para que possamos resolver todas estas questões”, salienta o presidente, que já encaminhou ofício relatando toda a situação à Secretaria Municipal de Saúde. “O Sindicato aguarda o agendamento desta reunião para tratarmos destes assuntos”, finaliza Martinho Pereira.  

 

 

Daniela Brito

Assessoria de Imprensa SSPMU