Às vésperas do DIA DO SERVIDOR – que deveríamos “comemorar” em 28 de outubro - fomos surpreendidos com declarações do prefeito de Uberaba à imprensa da cidade, em que ele afirmou que “os servidores municipais de Uberaba não terão mais nenhum benefício em 2011”...e ainda, que vai “dar conta de pagar o salário em dia e o décimo terceiro, no mais esqueçam, que não tenho condições”.
Causou-nos estranheza o comentário, seja pelo fato de não termos sido comunicados de tal decisão com antecedência, seja pelo fato de o próprio prefeito ter programado nova rodada de negociações novembro de 2011. No primeiro caso, vale lembrar que ele se queixa sempre que os sindicatos divulgam as pautas antes de encaminhá-las ao governo municipal, e no segundo caso, confiávamos em sua palavra sobre a reunião de novembro.
Não discordamos da importância do Plano de Saúde para os servidores da Prefeitura, mas, é de conhecimento do próprio prefeito, que nossas reivindicações não se restringem a este tema.
A pauta de 2011 inclui pedidos de reajuste salarial, de aumento para o tíquete-alimentação, entre outros, e segundo o ex-secretário Municipal da Fazenda, Wellington Fontes, o governo “tem recursos para atender boa parte das reivindicações”.
Declaração do ex-secretário foi feita aos membros da comissão especial que acompanha as contas do governo – lembrando que esta comissão foi criada por sugestão do prefeito de Uberaba.
Testemunhas da declaração do ex-secretário, os diretores do SSPMU, Carlos Humberto e Acinério Mendonça também lembram outra declaração, neste caso feita, à imprensa, pelo atual secretário da Fazenda, Edvar Newton Pereira, em que ele afirma que a Prefeitura está investindo com a folha de pessoal um percentual muito abaixo do permitido por lei.
Em função de tudo isso, lamentamos profundamente a atitude do prefeito de Uberaba, de vir a público para constranger os sindicatos representantes dos servidores municipais, e ainda por cima, bem às vésperas do DIA DO SERVIDOR, como se fosse uma ação proposital.
Esperamos – com sinceridade – que tudo não passe de um pesadelo e que o prefeito de Uberaba se sensibilize e reconheça e valorize os servidores, que são os que realmente levam os programas sociais e estruturais até a população.
DIA DO SERVIDOR – Na oportunidade, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba, que cedeu seu espaço para esta Nota Oficial em conjunto, aproveita para cumprimentar os servidores, ainda que num momento lamentável.
O que podemos assegurar neste 28 de outubro é que os servidores públicos municipais de Uberaba são a inspiração de todas as ações da diretoria 2009/2012 do SSPMU.
É com muito orgulho que representamos e batalhamos pelos interesses desta categoria - tão incompreendida às vezes, mas, geralmente idealista ao extremo.
O servidor público municipal de Uberaba tem demonstrado ao longo de sua história uma responsabilidade e um compromisso imensuráveis com a coletividade.
É este compromisso, por sinal, que garante à população da cidade o acesso aos direitos constitucionais, portanto, aos serviços públicos necessários ao bem-estar social.
*Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba - SSPMU
*Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba – Sindemu
*Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Uberaba/Codau - Sindae