PRESIDENTE DO SSPMU LUÍS CARLOS ENTREGA PRÊMIO AO SERVIDOR PEDRO NOLBERTO |
A exemplo do primeiro sorteio realizado em assembleia, entre sindicalizados, o prêmio foi para um motorista da Prefeitura de Uberaba
Assembleia-geral convocada pela diretoria-executiva do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, aprovou, por unanimidade, adequações ao estatuto da entidade – algumas, seguindo orientação do Ministério do Trabalho e Emprego, e outras, para permitir a declaração de utilidade pública.
O presidente Luís Carlos dos Santos abriu o evento com dois destaques em seu pronunciamento.
Ele convocou os servidores a se tornarem multiplicadores da consciência sindical e lamentou que o Plano de Saúde da Prefeitura de Uberaba ainda não esteja em vigor.
Luís Carlos reforçou a lógica de que, unidos e sindicalizados, os trabalhadores fortalecem as lutas coletivas.
“Não basta confiar e delegar poderes ao sindicato; é preciso participar ativamente, marcar presença, opinar, enfim, ser solidário com as causas da categoria” – afirmou.
De outro lado, lembrou que os servidores acabam de ser contemplados com uma das maiores conquistas da categoria – o Plano de Saúde subsidiado pela Prefeitura, e destacou a participação da atual diretoria do SSPMU na luta pelo benefício.
Entretanto, disse que a conquista – apesar de certa, está demorando muito para sair do papel e se tornar realidade.
Luís Carlos justificou, inclusive, que o pedido de um abono natalino de R$ 500 para o final do ano – encaminhado ao prefeito Anderson Adauto, seria uma compensação pelo atraso do Plano de Saúde.
ADEQUAÇÕES – Sobre o estatuto do SSPMU, duas mudanças se destacaram. Apesar de a diretoria-executiva e o conselho fiscal não receberem salários da entidade, o estatuto previa esta possibilidade. Os diretores levaram a proposta de extinção do texto à assembleia, tornando de direito o que já acontecia de fato.
“Os diretores e conselheiros só recebem os salários relativos aos seus cargos e ou funções como servidores municipais, mas o texto do estatuto permitia que o sindicato pagasse seus salários, o que poderia se tornar empecilho na busca da utilidade pública” – explica Luís Carlos.
De acordo com ele, a utilidade pública pode permitir que o sindicato participe de programas e projetos – municipais, estaduais e federais, em benefício da categoria.
A segunda mudança se refere à filiação dos professores. Apesar da criação do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba – Sindemu, o estatuto ainda preservava estes servidores na representação oficial do SSPMU.
O novo texto tirou desta representatividade os professores e especialistas (supervisor, inspetor, diretor, vice-diretor e orientador).
A SORTE DOS MOTORISTAS
Pela segunda vez, desde que a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, iniciou a campanha por novos filiados, um motorista da Prefeitura vence o sorteio de prêmios.
Na assembleia-geral para adequação do estatuto da entidade, o ganhador foi Pedro Nolberto Dias – da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). Ele ganhou um aparelho DVD, com entrada USB e karaokê.
O primeiro sorteio aconteceu na assembleia do dia 1º de setembro, para prestação de contas do SSPMU. O motorista Walter Sílvio Inácio ganhou uma TV LG, 21 polegadas.
Desenvolvido por URA Online