Em assembleia geral, quinta-feira, 31 de Outubro, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), foram eleitas titular e duas suplentes para comporem o Conselho Municipal de Saúde (CMS). A enfermeira e mestranda em Atenção à Saúde, Judete Silva Nunes (UPA Mirante/Departamento de Atenção Especializada) vai representar os trabalhadores do SUS no colegiado.
Ela foi eleita conselheira por unanimidade entre os quase 100 servidores da Rede Municipal de Saúde que votaram na assembleia geral.
As também enfermeiras Janiane Roberta F. Messias (UMS Abadia), mestranda em Atenção à Saúde, e Ana Elídia Ribeiro Ramos (Unidade Matricial Roberto Árabe Abdanur), especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família, foram eleitas primeira e segunda suplentes, respectivamente.
Presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos conduziu a assembleia para recomposição do CMS, juntamente com o presidente do colegiado: Sérgio Henrique Marçal. Ele falou sobre a rotina de trabalho do conselheiro e do compromisso com o Conselho.
Após a eleição, o ex-conselheiro Jurandir Ferreira, também presente à assembleia, solicitou autorização da plenária para que o SSPMU e o CMS apresentem uma proposta ao Executivo, de elaboração de um projeto de lei que assegure a divisão dos recursos do Programa de Melhoria ao Acesso com Qualidade (TEMAC) em 50% para o servidor e 50% para aplicação conforme decisão do gestor.
A plenária concordou com a proposta e deu autorização ao Sindicato e Conselho, que devem se reunir semana que vem para fazer esboço do projeto. Segundo Jurandir, outros municípios já tem legislação nessa área. Entre elas, citou Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. “O final de ano está chegando; precisamos disparar isso rápido para o projeto chegar ainda em 2019 na Câmara”, defendeu.
Renata Gomide
Assessoria de Imprensa – SSPMU
Desenvolvido por URA Online