Fotos: Rodrigo Garcia
A proposta de reforma da Previdência foi amplamente debatida pelo funcionalismo e convidados do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), em palestra nesta segunda-feira, 29 de Abril. O projeto foi abordado pela advogada e especialista em Direito Previdenciário, Patrícia Teodora, que trouxe luz ao tema, ao detalhar os itens que afetam diretamente a categoria.
Sua palestra intitulada “Os impactos da reforma da Previdência para os servidores públicos” ao mesmo tempo que esclareceu sindicalistas e funcionalismo, trouxe mais preocupação e reforçou a necessidade de unir forças contra o texto.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019 já está em análise na comissão criada especialmente com este fim. Presidente do colegiado, o deputado federal Marcelo Ramos (PR-AM), apresentou o cronograma de trabalho que prevê a realização de 11 audiências públicas com cerca de 60 convidados para debater o tema.
O parlamentar espera votar a PEC na comissão especial até junho, mas a oposição defende mais tempo para discutir a proposta, que já passou ela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.
Presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos diz não ter dúvidas de que a reforma em discussão é altamente prejudicial ao servidor público e trabalhador em geral. “O texto retira direitos adquiridos e garantias constitucionais; em suma, é uma bomba para o funcionalismo”, coloca o dirigente sindical.
Aniversário – A palestra marcou as comemorações dos 30 anos do SSPMU, cuja origem remonta ao ano de 1969. Foi no final da década que nasceu a Associação Profissional dos Funcionários da Prefeitura de Uberaba. Vinte anos depois a Associação transformou-se em Sindicato, mudança que ocorreu na esteira da promulgação da Constituição Federal de 1988.
Atualmente, cerca de 9.200 profissionais das mais diversas áreas trabalham na Prefeitura – a maioria absoluta – e Legislativo municipal, sendo que mais de 2.500 são sindicalizados.
São 50 anos de história, 20 como associação e 30 como sindicato. Mais antigo filiado ao Sindicato, o professor aposentado Claudemiro Pedro da Silveira, de 96 anos, foi homenageado pela entidade.
Presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos e Diretoria homenageiam o mais antigo filiado ao Sindicato, o professor aposentado Claudemiro Pedro da Silveira, de 96 anos. A homenagem foi entregue ao seu filho, João Batista Oliveira da Silveira.
Renata Gomide
Assessoria de Imprensa – SSPMU
Desenvolvido por URA Online