• Contato
  • (34) 3312-5559
  • Seg a Sex | 8h - 11h & 13h - 17h

Notícias


Leia as notícias e novidades do SSPMU
SSPMU recebe sindicatos co-irmãos para videoconferência sobre o Ipserv
22-10-2018

Através de videoconferência, dirigentes do SSPMU, Sindemu e Sindae – Sindicatos dos servidores da Prefeitura e do Codau – conheceram dois, dos cinco cenários atuariais visando ao equilíbrio financeiro do Instituto de Previdência do funcionalismo da Prefeitura.

A apresentação por videoconferência, nesta segunda-feira, 22, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba, foi feita pelo atuário Luiz Cláudio Kogut, da Actuarial Assessoria e Consultoria Atuarial Ltda, de Curitiba (PR).  

A consultoria foi contratada pelos três sindicatos, em meados de Setembro, com o compromisso de apresentar cinco cenários distintos, que garantam a saúde financeira do Ipserv, mas sem penalizar a categoria.

Presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, informa que a previsão é de que em uma semana os demais cenários sejam apresentados aos sindicalistas, também por videoconferência. Segundo ele, um dos cenários discutidos, mas que ainda será apresentado, exclui o servidor do reajuste da alíquota e preserva as finanças do Instituto.

Além disso, esse cenário deve garantir a estabilidade do Ipserv  por um logo período, acrescenta o dirigente do SSPMU. Desde o início do ano os três sindicatos se uniram contra a proposta apresentada pelo Ipserv e Governo Municipal de reajuste na alíquota, de 11% para 14%, para o funcionalismo, com objetivo de resolver o déficit financeiro e atuarial do Instituto.

De acordo com Luís Carlos, objetivo com esse cálculo atuarial paralelo é buscar alternativas para proteger o servidor e mostrar que existem outras possibilidades de alcançar o equilíbrio financeiro do Ipserv sem tirar da categoria. O resultado final do trabalho será levado aos servidores e também à presidência do Instituto de Previdência dos Servidores da Prefeitura.

Saiba mais – A Actuarial Assessoria e Consultoria Atuarial Ltda, de Curitiba, foi constituída em 1995. Tem como objetivo assessorar empresas públicas e privadas na estruturação de planos previdenciários e de assistência à saúde, na conquista de maior competitividade de mercado e na excelência nos serviços prestados.
Cálculo Atuarial – Os atuários examinam as características do grupo de associados e potenciais beneficiários; perfil etário; distribuição por sexo; características das famílias e sua evolução; a estrutura de remuneração (atual e ao longo do tempo), entre outros.

Com esses dados em mãos, avalia-se quais as premissas ou hipóteses atuariais são as mais adequadas para estabelecerem as reservas matemáticas, o custo dos planos e o fluxo de recursos necessários para seu equilíbrio.

 

Renata Gomide

Assessoria de Imprensa – SSPMU