• Contato
  • (34) 3312-5559
  • Seg a Sex | 8h - 11h & 13h - 17h

Notícias


Leia as notícias e novidades do SSPMU
RODADA DE NEGOCIAÇÕES SOBRE A PAUTA DE 2011 É MARCADA PARA 18 DE JULHO
22-05-2011

Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, se reuniu duas vezes, em menos de 24 horas – dias 18 e 19 de maio, com o prefeito Anderson Adauto, para tratar de assuntos de interesse da categoria.
No encontro do dia 19 de maio, ficou acertado que a rodada de negociações marcada para julho vai acontecer dia 18. O prefeito também acenou com a possibilidade de atender pelo menos parte da pauta de 2011.
Afirmando que as receitas da Prefeitura de Uberaba têm apresentado melhorias, ele assegurou que, se mantida esta evolução, o tíquete-alimentação poderá receber um reforço, e o próprio salário terá um reajuste. Também deu indicações positivas sobre o plano de saúde.
Em março, ao conceder um aumento de 6,55% sobre o salário daquele mês, o prefeito se comprometeu com os sindicalistas em voltar à mesa de negociações em julho, para discutir a pauta de 2011, incluindo aumento real de salário, reajuste para o tíquete e um plano de saúde 100% subsidiado pela Prefeitura.

TÍQUETE-ALIMENTAÇÃO
Em ofício encaminhado ao prefeito, a diretoria do SSPMU havia solicitado um aumento imediato para o tíquete, sob a alegação de que o valor atual, de R$ 210, está corroído pela inflação.
Na reunião do dia 19 de maio, o prefeito reafirmou o que havia dito em entrevista à imprensa: que não tem condições de reajustar o tíquete agora.
Mas, acenou com a possibilidade de conceder o aumento em julho, bem como a melhoria do salário, e a implementação do plano de saúde.

PLANO DE SAÚDE
Sobre uma das prioridades da pauta de 2011, o prefeito determinou que sua assessoria inicie os procedimentos burocráticos, de forma que, em julho, quando se sentar à mesa de negociações, o plano de saúde já esteja formatado. Previsão é de que o plano custará algo em torno de R$ 450 mil por mês, ao governo municipal, caso a reivindicação seja acatada.

CASA PRÓPRIA
Também na reuniãodo dia 19 demaio, Anderson Adauto garantiu o atendimento à reivindicação de moradias para os servidores municipais.
Pediu ao presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra, Samir Cecílio Filho, que promova um levantamento sobre os inscritos, inclusive comparando com a lista do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.
“Pelos nossos cálculos, menos de 10% dos inscritos foram atendidos, mas o prefeito nos assegurou que muitos outros serão contemplados” –se queixou o 1º secretário do SSPMU, Acinério Mendonça.

PLANO DE CARREIRA
A diretoria do SSPMU insistiu ainda, na reabertura de prazo para que os servidores que não optaram pelo Plano de Carreira possam mudar de ideia. O prefeito deixou o assunto no ar, mas sem descartar totalmente a possibilidade de atender o pedido.
O Plano de Carreira entrou em vigor no início de 2010, após um prazo concedido pelo governo municipal para que o funcionalismo escolhesse entre aderir à nova lei ou ficar fora dela. Na oportunidade, a diretoria do SSPMU conseguiu um prazo extra de dois meses, atendendo solicitação dos servidores que tinham dúvidas sobre o assunto.
O prazo terminaria em dezembro de 2009, mas foi transferido para 28 de fevereiro de 2010, a pedido do sindicato.
Quem decidisse permanecer nas regras antigas, precisaria manifestar a opção, por escrito, ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura.
“Recebemos pedidos de servidores, arrependidos de não terem optado pelo Plano de Carreira” – explica Luís Carlos dos Santos.
O Plano de Carreira define os cargos, o nível e o grau correspondentes aos vencimentos básicos, preserva os direitos adquiridos, e permite que o servidor progrida e tenha promoções na carreira.
Vale ressaltar que os professores municipais terão um Plano de Carreira próprio, que está em fase de elaboração.

PRESENÇAS
Além dos diretores do SSPMU, participaram da reunião do dia 19 de maio, os representantes do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba - Sindemu, e do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Uberaba/Codau (Sindae) - Sindae.
E ainda, o chefe de Gabinete, Rodrigo Mateus, o presidente da Cohagra e a titular da Diretoria Central de Recursos Humanos e Modernização Institucional da Prefeitura, Sandra Barra.

PENITENCIÁRIA
Já no encontro ocorrido dia 18 de maio, o assunto principal foi o convênio que permite à PMU contratar mão-de-obra de detentos da Penitenciária de Uberaba. Ofício enviado ao governo municipal pelo SSPMU – pedindo informações sobre o convênio, mobilizou praticamente toda a estrutura municipal relacionada à segurança pública.
A queixa levada ao SSPMU por vários servidores de carreira, é de que as infrações cometidas por alguns detentos durante o trabalho estão prejudicando a imagem do funcionalismo.
Alegando que a população não faz distinção entre presos e servidores, o SSPMU reivindicou que a Prefeitura de Uberaba promova algumas ações, incluindo a criação de uniformes diferentes.
O prefeito se comprometeu em atender o pedido, pelo menos no que se refere à utilização de um uniforme alusivo ao convênio.
“Não somos contra o programa e torcemos pelo seu sucesso, mas os servidores estão preocupados, com razão, e gostaríamos que a população tivesse meios de distinguir os que participam do convênio” – justifica Luís Carlos dos Santos, presidente do SSPMU.


Fonte: SSPMU
Contato (sspmu.uberaba@gmail.com)